Quem disse que estudar para o Enem precisa ser só caderno, apostilas e simulados? A preparação pode ser bem mais leve — e ainda aumentar sua nota! O cinema entra em cena como uma poderosa ferramenta para enriquecer o repertório sociocultural, elemento crucial na redação do exame. Filmes refletem momentos históricos, debates sociais e a vida de personagens que marcaram época, abrindo portas para abordagens mais criativas e argumentativas no texto.

Para quem busca arrasar na redação do Enem, que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, vale a dica: usar produções audiovisuais para construir repertórios capazes de mostrar domínio do tema e conexão com realidades sociais, políticas e culturais. Por isso, selecionamos 10 filmes que, além de prender a atenção, são fontes de inspiração para cobrir temas que vão desde ditadura, racismo e política até saúde mental, meio ambiente e desigualdade social.

Entre as obras, destaque para a trajetória de Eunice Paiva em luta contra a ditadura; o emocionalmente rico “Divertida Mente”, que aborda ansiedade e amadurecimento; e o drama de Solomon Northup, vítima da escravidão, que ajuda a discutir racismo e direitos humanos. Tem também produções que expõem o poder e os perigos das redes sociais, a queda do Muro de Berlim como símbolo de mudança política, e histórias locais que denunciam descaso público e desigualdade.

Esses filmes vão muito além do entretenimento: são verdadeiros recursos para pensar o Brasil e o mundo, ajudar a construir um texto consistente e pontuar alto na redação do Enem. Não perca tempo, prepare a pipoca, pois ensinar-se pela tela pode ser seu diferencial para um futuro melhor!