Uma nova pesquisa Genial/Quaest revelou que a maior parte dos brasileiros, 62%, acredita que Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de disputar a presidência em 2026. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (17), mostra uma leve queda em relação a maio, quando esse índice chegou a 65%.
Por outro lado, a parcela daqueles que defendem a manutenção da candidatura de Bolsonaro, mesmo com sua inelegibilidade confirmada, subiu de 26% para 28%. Já o número de indecisos ou que preferiram não opinar cresceu de 9% para 10%. Foram entrevistadas 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre 10 e 14 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, 95%.
Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral em 2023. A Corte condenou o ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, devido a um encontro com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. Este cenário faz crescer a expectativa para saber quem será o substituto escolhido para a corrida presidencial.
Até o momento, não há confirmação sobre quem será o “herdeiro” da candidatura bolsonarista em 2026. Entre os cotados estão o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos nomes fortes para representar a direita nas próximas eleições.