O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, aparece como o nome mais forte para o governo da Bahia, com impressionantes 21,4% das intenções no cenário espontâneo, segundo pesquisa Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias divulgada nesta quinta-feira (31). Na sondagem sem estímulo de candidatos, Neto lidera isolado, deixando para trás o atual governador Jerônimo Rodrigues, do PT, que atinge 11,4%.
Quando estimulados com os nomes dos candidatos, os eleitores pela Bahia reforçam a preferência por ACM Neto, que dispara para 53,5% das intenções de voto, bem à frente de Jerônimo Rodrigues, que aparece com 28,1%. João Roma, do PL, e Kléber Rosa também aparecem, mas com percentuais minoritários, de 6,1% e 1,3%, respectivamente. A pesquisa ainda mostra que 4,6% não souberam ou preferiram não opinar, sinalizando que o ex-prefeito é o favorito absoluto na disputa.
Em um cenário alternativo, sem Jerônimo Rodrigues na disputa, ACM Neto mantém a liderança folgada com 53,3%, sendo seguido por Rui Costa, que ganha força com 28%. Este quadro reforça a força do ex-prefeito soteropolitano mesmo diante de ausências importantes no tabuleiro político baiano.
No confronto direto ao segundo turno, ACM Neto amplia ainda mais sua vantagem: 59,4% dos eleitores entrevistados escolheriam o ex-prefeito contra 30,8% do atual governador Jerônimo Rodrigues. A pesquisa ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios do estado entre os dias 25 e 29 de julho de 2025, com margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%, confirmando o favoritismo consolidado do líder do União Brasil rumo ao Palácio de Ondina.