Uma adolescente de Feira de Santana está no centro de uma polêmica envolvendo furto e vício em jogos eletrônicos. A jovem desviou R$ 5,6 mil da conta bancária do próprio avô para financiar suas apostas em um jogo online, segundo revelou a delegada Ludmila Vilas Boas, da 2ª Delegacia de Polícia. Apesar de se tratar de um familiar, o ato configura crime de furto, e a garota agora enfrenta processo na Vara da Infância e Juventude.
A delegada explicou que, após ser ouvida na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), a jovem foi liberada por não ter sido flagrada em delito. Contudo, levantamentos feitos durante a investigação apontaram indícios de problemas psicológicos ligados ao vício em games. Por isso, a menor foi orientada a buscar acompanhamento psicológico nos serviços de saúde do município, reforçando o alerta para que pais fiquem atentos à vida digital dos filhos.
Foi o próprio avô da menina quem procurou a polícia, desconfiado inicialmente de um golpe virtual. As apurações revelaram que duas transferências suspeitas feitas da conta do idoso somavam os R$ 5,6 mil faltantes e direcionavam-se a um jovem em Minas Gerais. A investigação comprovou que a neta realizou essas transferências, aproveitando-se da confiança do avô, que tem dificuldades com tecnologia.
A adolescente confessou que, após negar o crime inicialmente, criou uma “engenharia” junto a um amigo virtual conhecido no jogo Roblox para converter o dinheiro em moedas digitais, usadas para comprar personagens e roupas virtuais. A delegada Ludmila aproveitou para alertar que adolescentes não devem ter acesso a contas bancárias nem cartões de crédito para evitar situações parecidas, pois o vício e a falta de orientação podem levar a sérios problemas legais e familiares.