O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher em Feira de Santana, está na linha de frente para evitar o colapso no abastecimento de leite materno durante as festas juninas de 2025. Em um cenário preocupante, as ações começaram em maio e prometem se intensificar para proteger os bebês prematuros e de baixo peso que dependem do leite para sobreviver na UTI neonatal.

Para driblar a queda no estoque, o BLH lançou campanhas e reforçou as coletas externas, além do trabalho com puérperas internadas. Segundo Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite, apesar dos esforços, o estoque atual é de 219 litros — muito abaixo dos 600 litros ideais. “Conseguimos recuperar parte do estoque para não prejudicar o atendimento, mas ainda estamos longe do ideal”, alerta.

O leite materno é a principal fonte de nutrientes para os recém-nascidos em situação crítica, e o BLH desempenha um papel vital ao coletar, processar e distribuir esse alimento. Atualmente, apenas um dos seis freezers do hospital está operando para armazenar o leite. A enfermeira reforça a importância da doação e convida todas as mulheres saudáveis e amamentando que produzam excedente a entrarem em contato. O Banco oferece coleta gratuita em domicílio, com todo suporte necessário.

Além de garantir o estoque, o BLH também presta suporte direto às mamães na amamentação, no Hospital da Mulher, situado no bairro Jardim Cruzeiro. Para se tornar doadora, basta ligar para os números (75) 3602-7182 ou 3602-7156. A campanha “Agosto Dourado” está a caminho e promete ampliar ainda mais essa mobilização essencial à vida dos recém-nascidos em Feira de Santana.