Em uma ação surpresa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada imediata do mercado dos medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, Espinheira Santa e o enigmático Xarope da Vovó Isabel, além da venda proibida do Curcumyn Long e de um lote falsificado do Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U.
A decisão foi formalizada pelas resoluções assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e divulgadas no Diário Oficial da União em 18 de julho. O caso do Xarope da Vovó Isabel e do Xarope da Vovó chamou atenção por serem fabricados por uma empresa “desconhecida” e comercializados sem qualquer registro ou autorização da Anvisa.
Também foram flagradas irregularidades graves com os produtos do Grupo Nutra Nutri Ltda – fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa –, que operava sem autorização de funcionamento e com produtos sem registro. Já o lote L42158 do Dysport® foi identificado pela fabricante Beaufour Ipsen como falsificado, trazendo riscos sérios à saúde dos consumidores.
Além disso, o suplemento alimentar Curcumyn Long não cumpria as normas técnicas da Anvisa para sua produção, fazendo com que sua comercialização seja proibida. A agência recomenda que os consumidores busquem informações nos canais de atendimento oficiais para evitar riscos à saúde.