Na manhã desta sexta-feira (11), o Programa Acorda Cidade recebeu o professor Josué Mello, que, aos 90 anos, está prestes a lançar um livro que aborda a espiritualidade na prática e um olhar revolucionário sobre a vida e a fé. Com uma trajetória marcada por cargos públicos e sociais relevantes, Josué já foi pastor presbiteriano, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Secretário de Educação do município, além de diretor de serviço social no governo João Durval Carneiro.

A obra, intitulada "A Vida Merece um Sim", será lançada no dia 18 de julho, às 19h, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Com 112 páginas, o livro transcende o conceito tradicional de religião, defendendo que ser espiritual é enfrentar de frente as dificuldades do dia a dia com determinação e não apenas se refugiar em orações. A obra traz crônicas, poesias e relatos pessoais, refletindo sobre fé, otimismo e qualidade de vida, além de prestar homenagens às pessoas que fizeram parte da vida do autor.

Além de escritor, Josué Mello é fundador do Serviço de Integração de Migrantes (SIM), projeto pioneiro que já ajudou centenas de pessoas, e está envolvido em uma das maiores conquistas educacionais da região: a doação de um terreno para a construção da Universidade Federal em Feira de Santana. Para ele, essa instituição representa uma verdadeira revolução para o Nordeste, que passa por intensa transformação tecnológica e social, buscando apoio para seu desenvolvimento.

A história de vida do professor é mais uma verdadeira lição de superação. Nascido numa família humilde e numerosa no interior de Sergipe, enfrentou limitações impostas pela falta de infraestrutura e desigualdade. Autodidata, ele se alfabetizou sozinho, fugiu para a Bahia para estudar e trabalhar, conquistou formação em teologia, sociologia e filosofia, e construiu uma carreira acadêmica brilhante. Hoje, aos 90 anos, Josué acredita que o segredo para viver bem e de forma produtiva está na incansável busca pelo conhecimento. "Quem estuda, cresce. Essa é a nossa mensagem", finaliza.