A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) está fazendo sucesso no Chocolat Festival Bahia, evento que acontece até domingo (20) no Centro de Convenções de Ilhéus. O destaque fica por conta da minifábrica de chocolate montada pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP), que apresenta ao público todo o processo do chocolate "tree to bar", do cultivo às deliciosas barras.

O espaço imita um cenário rural de plantação de cacau cabruca, mostrando frutos, mudas e a barcaça típica da região. Ali, os visitantes acompanham o trabalho no forno, além dos equipamentos essenciais como melanger e temperadeira, e ainda conferem uma exposição com chocolates elaborados pelos estudantes, com teores de cacau que variam entre 45% e 70%. A ação combina conhecimento técnico com a riqueza histórica e cultural fortemente ligada a Jorge Amado.

Alexandra Bueno, professora e coordenadora do curso de Agroindústria do CEEP, ressalta que a experiência é um convite para que jovens abracem a profissão, valorizando um produto genuinamente baiano que envolve tradição e inovação. Cerca de 30 alunos participam diretamente da minifábrica, interagindo com profissionais do setor, vivenciando teoria e prática. A estudante Fernanda Vitória destaca a troca de aprendizado, enquanto Artur Douglas revela o sonho de se tornar um especialista na área após concluir o Ensino Médio.

Além da minifábrica, a SEC montou o “Espaço das Escolas Fábricas do Chocolate”, reunindo também os CEEPs de Arataca, Gandu e Ipiaú. O espaço apresenta uma variedade de produtos derivados do cacau, reforçando o compromisso com o ensino profissionalizante. Para a estudante Iza Costa, do CEEP Milton Santos, participar do festival é a chance de se preparar para uma carreira promissora e tornar acessível ao público o talento dos jovens baianos.