A Bahia comemorou uma expressiva queda de 7,3% nas mortes violentas durante o primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Polícia Civil. Essa redução abrange homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte e é a evidência de uma mudança positiva em todo o estado.
Salvador desponta como destaque, com uma diminuição de 16,6% nas ocorrências violentas se comparado ao ano anterior. Foram registrados 398 casos nos primeiros seis meses de 2025, contra 477 no mesmo período de 2024. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também registrou uma baixa de 8,4%, enquanto o interior do estado teve redução de 4,1%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu esse resultado ao esforço das forças policiais e bombeiros. "A queda dos índices criminais na Bahia tem relação direta com a dedicação e o empenho dos homens e mulheres que compõem as Forças Policiais e de Bombeiros. Eles que arriscam diariamente as suas vidas para servir e proteger", afirmou.
Werner ainda destacou o papel dos investimentos recentes, lembrando que o governo contratou seis mil novos profissionais em dois anos e meio, realizou quatro concursos simultâneos pela primeira vez na história da Bahia e entregou novas unidades e equipamentos. "Seguiremos modernizando as nossas instituições de Defesa Social e integrando esforços através do Bahia Pela Paz", completou.