Um verdadeiro mutirão contra a “gatonet” e instalações clandestinas tomou conta da Bahia em 2025. De janeiro a maio, a Neoenergia Coelba promoveu a remoção de impressionantes 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares e quase 25 mil caixas ilegais distribuídas nos postes por todo o estado. Essa operação, que enfrenta as instalações perigosas feitas por empresas não autorizadas, já causou um aumento de 284% no volume de remoções se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Salvador lidera o ranking das cidades com mais irregularidades na infraestrutura, com 36 toneladas removidas em apenas cinco meses. As ações de fiscalização envolveram mais de 89 mil postes, garantindo não apenas a segurança da população, mas também reduzindo a poluição visual causada pela bagunça de fios e equipamentos soltos nas ruas. Muitas dessas instalações clandestinas geram riscos reais, como incêndios e quedas de energia, devido ao uso de cabos energizados e conexões feitas sem o cumprimento das normas técnicas.

Para usar os postes da Neoenergia Coelba, as empresas precisam estar devidamente autorizadas, apresentar projetos técnicos e manter seus equipamentos em ordem. Quem não segue essas regras, como as empresas “gatonet”, pode ter seus cabos e caixas removidos e até sofrer interrupções no serviço. Até agora, cerca de 200 provedores se regularizaram, reforçando a importância da formalização para a segurança da rede e dos usuários.

Para regularizar a situação, as empresas podem buscar diretamente a Neoenergia Coelba pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com e evitar problemas futuros. A gerente de Relacionamento, Adriana Teodorio, reforça o papel vital dessas ações: “É fundamental que as empresas estejam regulares e priorizem a segurança da população ao compartilhar os postes”. Se você vai contratar internet, verifique sempre se a operadora está autorizada para evitar cair nas armadilhas da “gatonet”!