Agora é oficial: os motoristas da Bahia podem transferir a responsabilidade por infrações de trânsito totalmente de forma digital! Desde terça-feira (15), o Detran-BA integra um sistema nacional que elimina a necessidade de ir até uma unidade ou enviar papelada. Tudo acontece online, rápido e muito seguro.

A novidade está disponível no app Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no Portal da Senatran, facilitando a vida do condutor. Desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito, essa tecnologia já é sucesso em outros estados e chega para agilizar e modernizar o serviço na Bahia.

Segundo o Detran-BA, o processo ganhou em praticidade e segurança, com validação biométrica e login via conta Gov.br. O sistema digital reduz fraudes e traz mais confiança para todos. A indicação pode ser feita por proprietários e condutores que têm a CNH digital – e tem prazo de 30 dias após a multa para ser finalizada, com assinatura eletrônica garantindo o processo.

Além da transferência de multas, o app CDT oferece funcionalidades extras, como consulta de CNH digital e CRLV, alertas de recall, emissão de credenciais para idosos, avisos do vencimento da CNH e até pagamento de multas com até 40% de desconto para quem abrir mão do recurso. A digitalização promete reduzir filas e transformar o atendimento ao baiano dos carros em algo muito mais eficiente e moderno.