Mais de 700 professores, diretores e coordenadores da rede estadual de ensino da Bahia iniciaram nesta terça-feira (15), em Salvador, o Encontro de Formação Tempo de Transformar, dedicado a fortalecer a política de educação integral. Promovido pelo governador Jerônimo Rodrigues e aliados, o evento mira qualificar a gestão escolar e o acompanhamento pedagógico, impactando diretamente 374 municípios e 652 unidades escolares em todo o estado.

Em sua fala de abertura, Jerônimo Rodrigues destacou que a escola em tempo integral vai muito além de estender o horário das aulas. "É mais tempo de cuidado e oportunidade para nossos estudantes, especialmente os que mais precisam", enfatizou, reforçando o compromisso com uma educação que valoriza os profissionais e fomenta novos horizontes para os alunos.

O professor Plinio Junior, diretor em Condeúba, ressaltou a importância do estímulo oferecido pelo governo. "Esse encontro é um reconhecimento e um preparo para os desafios da educação integral, que exige planejamento aprofundado e possibilita acompanhar o desenvolvimento humano dos alunos”, afirmou. Com uma programação diversificada, o evento no Fiesta Bahia Hotel inclui oficinas, painéis temáticos, rodas de conversa e a exibição de um curta sobre a pioneira Escola Parque na Bahia.

Além da formação, a rede estadual lançou sua nova farda escolar, que será distribuída gratuitamente a todos os estudantes, exceto das unidades militares, simbolizando a nova fase da educação baiana. Com mais de 135 mil alunos matriculados em tempo integral — um salto de 42% em um ano —, a secretaria da Educação, sob a liderança de Rowenna Brito, reforça a missão de construir uma escola pública mais justa, integrada à comunidade e focada no desenvolvimento integral dos estudantes.