Em meio a um verdadeiro conflito diplomático provocado pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, o governo Lula decidiu reagir com tudo. A partir deste domingo (13), entra no ar a campanha publicitária "Brasil soberano", que vem para reafirmar a independência e a força do país diante das medidas americanas.

Com frases marcantes como “um país soberano protege seu povo e sua democracia” e o contundente “não baixa a cabeça para outros países”, a peça institucional não deixa dúvidas sobre a posição firme adotada pelo Palácio do Planalto frente ao cenário de pressão econômica. Em inglês, um recado direto a Trump aparece: “Don’t mess with my Brazil” (“Não mexa com o meu Brasil”).

Enquanto o governo avança com sua estratégia de resistência, líderes da oposição, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também tentam promover um discurso de união nacional para mitigar os impactos das tarifas americanas na economia.

Nos bastidores, a campanha é ainda estratégica para fragilizar politicamente a família Bolsonaro, que condiciona a devolução dos EUA sobre a sobretaxa à aprovação de anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Essa manobra beneficiaria diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas encontra resistência no atual governo.