Em um momento histórico para o país, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) comemorou o anúncio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que declarou o Brasil novamente fora do Mapa da Fome. Para ele, essa vitória é diretamente ligada às políticas públicas firmes lideradas pelo presidente Lula e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que colocaram o combate à fome e à pobreza no centro das prioridades.

“Lula e Jerônimo provaram que governar pensando no povo dá resultado. Enquanto críticos só atacam, esses líderes trabalham para garantir alimento na mesa, dignidade e justiça social para todos os brasileiros e, especialmente, para os baianos”, destacou o deputado Robinson Almeida. A FAO revelou que o Brasil deixou de ter mais de 2,5% da população em situação de subalimentação, fruto de uma série de medidas desde o início do terceiro mandato de Lula, como o relançamento do Brasil Sem Fome, a reestruturação do Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação da alimentação escolar.

Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues reforça essa ofensiva com o programa Bahia Sem Fome, que inclui construções de cozinhas comunitárias, estímulo à produção agrícola nas comunidades rurais e melhorias na merenda escolar. O resultado é impressionante: em dois anos, a insegurança alimentar e nutricional no estado caiu 50%. “A Bahia fez a sua parte. Jerônimo é incansável no enfrentamento desse problema com ações estruturantes que estão transformando a vida de milhares de famílias. É uma conquista de um governo que escolheu estar ao lado dos mais necessitados”, concluiu o parlamentar.

Robinson ressalta que essa conquista simboliza o acerto nas escolhas políticas feitas em 2022, refundando políticas sociais desmanteladas. “Sair do Mapa da Fome não é só dados técnicos, é a esperança voltando para quem foi abandonado. É prova real de que políticas públicas eficazes mudam vidas. E é isso que Lula e Jerônimo vêm fazendo”, finalizou com otimismo.