Moradores e motoristas que circulam diariamente pela Avenida Rubens Francisco Dias, no bairro Papagaio, em Feira de Santana, enfrentam um verdadeiro pesadelo. A situação do local, principalmente próximo à Faculdade Católica, virou palco de críticas contundentes devido às intervenções na obra de ampliação da rede de drenagem. Lama, sujeira e bloqueios mal sinalizados transformam o trânsito em um caos, principalmente durante os horários de pico.
Orisa Gomes, jornalista e moradora da região, denuncia as condições precárias da via, que além da famosa buraqueira, amarga agora a falta de cuidado nas obras. “É muita lama, sujeira na rua e os bloqueios viraram descontrole. A avenida está sem sinalização nenhuma, nem nas rotatórias, e o asfalto está praticamente destruído”, aponta. As reclamações vão além do incômodo: motoristas e motociclistas enfrentam riscos diariamente e já contabilizam prejuízos financeiros, como no caso de Ademir, motorista de transporte escolar que perdeu mais de R$ 300 ao cair em um buraco na via.
Outra preocupação é a avenida Antônio Carlos Sampaio Marques, antiga Estrada do Francês, que sofre com a passagem constante de caminhões pesados utilizados nas obras de novos condomínios na região. O resultado? O piso da via está afundando sem que haja fiscalização, piorando ainda mais o cenário da mobilidade na cidade.
Procurada, a Embasa negou responsabilidade pela obra na Avenida Rubens Francisco Dias, esclarecendo que as escavações são feitas por uma construtora que realiza um empreendimento imobiliário na área. A empresa afirmou ainda que dois vazamentos em redes de água foram provocados pelas obras e já foram reparados. Agora, a expectativa é o posicionamento da construtora responsável e da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) para solucionar os problemas das vias afetadas.