A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), intensifica os esforços para amenizar os graves problemas causados pelas fortes chuvas no transporte público e nas vias urbanas e rurais da cidade. O impacto das condições climáticas dificulta o trânsito e prejudica diretamente a rotina de milhares de passageiros.

Recentes reclamações dos usuários da empresa Rosa denunciam atrasos constantes, que só aumentam após quebras de veículos, além do uso de ônibus de apoio que não oferecem as condições adequadas de segurança e conforto. Segundo o secretário Sérgio Barradas Carneiro, as chuvas nesse período agravam o estado dos trajetos, comprometendo o serviço. “Não existe estrada rural em boas condições nessa época, mas a SOMA não para e continua o trabalho de manutenção, apesar de a chuva muitas vezes destruir o que foi feito”, admitiu.

Os atrasos e desvios de rotas são frequentes, especialmente em pontos críticos da zona urbana e dos distritos, onde buracos, obras, carros mal estacionados e alagamentos forçam ajustes de percurso. Nas regiões de Jacu e Candeia Grossa, por exemplo, a linha 052 tem o trajeto encurtado em dias chuvosos para evitar atolamentos. A prefeitura mantém equipes em campo realizando operação tapa-buracos e mantém as máquinas em operação permanente, mesmo com o tempo ruim.

O secretário pediu paciência e compreensão da população e dos empresários locais, ressaltando que os motoristas precisam redobrar os cuidados para evitar acidentes e novos danos aos ônibus. “Estamos sob a orientação do prefeito José Ronaldo para reduzir ao máximo esses transtornos e pedimos desculpas à população, garantindo que a prefeitura está empenhada em resolver tudo assim que o clima permitir”, concluiu.