O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana alcançou a pontuação máxima na avaliação do Ministério da Saúde, despontando entre os 24 melhores do país entre 197 unidades avaliadas. A nota máxima de 78 pontos reconhece a excelência do trabalho realizado pela instituição que atende Feira e mais 27 municípios da região.

Verena Leal, chefe da Divisão Epidemiológica, destaca que esse resultado é uma prova do compromisso da gestão municipal com a saúde e segurança dos trabalhadores. “O desempenho do Cerest reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, além de fortalecer a articulação regional para garantir respostas rápidas e eficazes aos agravos relacionados ao ambiente de trabalho”, ressalta.

Responsável por suporte técnico especializado, o Cerest oferece diagnóstico, tratamento, exames complementares e a notificação de casos ligados à saúde do trabalhador, além de elaborar relatórios que orientam políticas públicas locais. Só em 2024, o órgão notificou 1.896 casos de acidentes de trabalho, sendo 965 apenas nos seis primeiros meses do ano.

Verena também chama a atenção para o perfil das notificações: cerca de metade são casos de violência e acidentes de trânsito, enquanto acidentes na construção civil respondem por um terço das mortes registradas. Segundo ela, esses números são cruciais para planejar ações integradas da rede SUS focadas na saúde do trabalhador e prevenção de novos incidentes.