Estamos no início do segundo semestre e ainda dá tempo de realizar o check-up anual, aquele exame fundamental para prevenir doenças e garantir um futuro mais saudável. A enfermeira Jayanne Carneiro compara essa rotina a uma revisão no carro antes da estrada: “Prevenir é sempre melhor do que remediar!”

Em meio à correria do dia a dia, só procuramos ajuda quando o problema aperta, mas o check-up funciona como um tradutor dos sinais que o corpo já emite, antes que se transformem em grandes problemas. “Às vezes, pressão e colesterol já estão alterados sem que a gente sinta nada. Fazer os exames regularmente permite identificar essas mudanças logo no início, garantindo cuidado sem susto”, explica Jayanne.

Os exames essenciais variam, mas para as mulheres os exames ginecológicos como papanicolau e mamografia são indispensáveis, quando indicados. E a saúde mental também merece atenção, mesmo sem exames laboratoriais específicos. Pessoas com histórico familiar de diabetes, hipertensão e câncer, além de quem já tem alguma doença crônica, precisam redobrar os cuidados e manter o check-up firme, principalmente após os 40, 50 anos.

Coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Jayanne reforça: “Manter essa rotina traz tranquilidade, melhora a qualidade de vida e evita gastos maiores, pois tratar o problema no começo é simples e menos doloroso. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio e respeito ao seu futuro.”