Os cinemas do Brasil atingiram um patamar histórico no primeiro semestre de 2025, registrando a melhor performance desde 2019. Dados do site Filme B revelam uma arrecadação de mais de R$ 1,2 bilhão graças à venda de 61,2 milhões de ingressos, um avanço de 12% em receita e 8% no número de espectadores, se comparado ao mesmo período de 2024.
Feira de Santana, uma das maiores cidades da Bahia, tem sido palco dessa ascensão no setor. Jaqueline Leão, gerente de marketing da Orient Cinemas, ressalta que o público local tem acompanhado esse movimento, impulsionado pela estreia de grandes sucessos como “Lilo e Stitch”, “Minecraft” e “Como Treinar o Seu Dragão”. “A experiência do cinema está sendo valorizada, com ações promocionais, eventos especiais e parcerias que atraem famílias e jovens”, destaca.
Além do apelo das produções internacionais, o cinema nacional também brilha forte. Filmes brasileiros como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Sales, que já conquistou mais de cinco milhões de espectadores, e “Vitória”, liderada por Fernanda Montenegro, que superou grandes franquias, reafirmam o poder da indústria local. Em Feira de Santana, a conexão com histórias brasileiras tem lotado as salas e fomentado debates culturais importantes.
A expectativa para o segundo semestre é ainda maior com lançamentos prestigiados, como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “O Último Azul”, protagonizado por Rodrigo Santoro. Com o retorno firme do público às salas, o cinema mostra que é muito mais do que entretenimento: é cultura e lazer pulsante na Bahia e no Brasil.