No último sábado (26), Conceição do Jacuípe se destacou além do seu tradicional São João e mostrou que pode ser também a terra da literatura na Bahia. O 1º Encontro Literário Café com Palavras, Uma Dose de Literatura reuniu escritores, artistas, professores, estudantes e autoridades locais em uma celebração vibrante da leitura e cultura.
Realizado em um restaurante no Berimbau, o evento apresentou declamações poéticas, rodas de conversa, peças teatrais e música, envolvendo a comunidade em torno do amor à literatura. O idealizador, o professor e escritor José Ilton Gomes, destacou que o município é um dos poucos da região sem uma feira literária e que o encontro é um ponto de partida para mudar essa realidade: "Precisamos unir forças para criar um ciclo literário que inspire os jovens e afaste-os dos maus caminhos".
Especialistas como a professora Adriana Reis e o secretário de Educação da vizinha Teodoro Sampaio, Iranildo Alves, valorizaram a iniciativa, defendendo que a literatura deve ser fomentada como motor para o desenvolvimento intelectual e comercial da cidade. Espaço para a cultura local e leitura foi o foco ainda da experiente bibliotecária Jacira Santos e do artista Zezão, que mostrou a íntima conexão entre teatro e literatura.
O encontro serviu também para lançar um olhar sobre a história da cidade, com o professor e radialista Quirino apresentando trechos de seu livro "Sementes e Árvores de Berimbau", resultado de pesquisa genealógica que resgata as origens locais. Todos os participantes concordam: este foi apenas o começo de um movimento que promete transformar Conceição do Jacuípe em um polo literário consolidado.