Os estudantes da rede estadual da Bahia que estão no último ano do ensino médio deram o pontapé inicial, nesta quarta (30), na primeira fase do Concurso Redação Nota 1000, uma ação da Secretaria de Educação do Estado (SEC). A prova acontece em todas as salas da 3ª série com o objetivo de estimular a leitura, a escrita e preparar os jovens para o Enem, o exame mais importante para quem quer entrar na universidade.
O tema que mexeu com a cabeça dos jovens é “A memória como ferramenta de resgate e construção de um futuro mais justo: lições da ditadura militar”, universo inspirado na obra do autor Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui”. Para o coordenador do ensino médio da SEC, Ítalo Paim, o concurso será mensal até novembro e vai trazer assuntos diferentes relacionados à história e à cidadania, ajudando a fixar o conteúdo e preparar os estudantes para os desafios do Enem.
Cada redação deverá ter entre 20 e 30 linhas e seguir o estilo dissertativo-argumentativo, classicamente exigido nas provas do Enem. Após cada etapa, as redações serão corrigidas e os alunos poderão saber onde acertaram ou precisam melhorar. O julgamento será feito por uma comissão especializada que vai escolher os três melhores textos a cada ciclo, avaliando tanto o conteúdo quanto a coerência com o tema.
Os vencedores serão anunciados durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual e terão seus nomes divulgados no site da SEC. Os 15 autores da redação nota 1000 garantirão um prêmio especial: um notebook + certificado de reconhecimento. Vale destacar que um mesmo aluno só poderá ser premiado uma vez, mesmo que ganhe nota máxima em mais de um ciclo.