O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) não para de crescer: em apenas uma semana, a segunda edição do certame já contabiliza 500 mil inscrições! O prazo para se candidatar vai até 20 de julho, e a expectativa é de que esse número ultrapasse a metade dos 2,1 milhões de candidatos registrados na estreia do concurso, em 2024.
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o CPNU é um modelo pioneiro que reúne milhares de vagas em diversos órgãos federais sob uma única seleção. Nesta rodada, são oferecidas 3.652 oportunidades distribuídas entre 32 instituições, com as provas previstas para outubro e dezembro, em centenas de cidades pelo país.
A Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela banca, informou que quase 270 mil inscritos solicitaram isenção da taxa, com um índice de aprovação superior a 94%, enquanto mais de 15 mil tiveram o pedido negado. Os candidatos que tiveram seus pedidos indeferidos têm até 14 de julho para recorrer, enviando documentação que comprove situações especiais, como inscrição no CadÚnico, doação de medula óssea, ou bolsas do ProUni e Fies.
Vale lembrar que a taxa para os candidatos que não têm direito à isenção é de R$ 70, válida para todas as áreas do concurso. O pagamento pode ser feito até 21 de julho. O cronograma completo ainda prevê provas objetivas em outubro, discursivas em dezembro e resultado final para janeiro de 2026. Essa é a chance de garantir uma vaga estável no serviço público federal em uma seleção que vem conquistando atenção recorde!