Uma cena de tensão marcou a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (21). Durante a saída de Bolsonaro, um tumulto resultou em ferimentos no deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve o rosto cortado e uma mesa de vidro foi quebrada no meio do empurra-empurra.

A assessoria do parlamentar revelou que o corte embaixo do olho de Nikolas foi causado acidentalmente por um microfone durante a confusão. “Houve um corte que sangrou bastante na hora e o deputado ficou meio tonto, mas já está bem”, disseram os assessores. A deputada Carol de Toni (PL-SC) também confirmou o ferimento.

O tumulto ocorreu logo depois da reunião de Bolsonaro com deputados bolsonaristas na Câmara, marcada pela tensão após o ex-presidente ser proibido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, de conceder entrevistas que seriam divulgadas nas redes sociais. Ainda assim, Bolsonaro fez declarações surpreendentes ao deixar o Congresso, negando acusações e atacando o que chamou de “máxima humilhação” contra ele.

As medidas legais contra Bolsonaro, incluindo a determinação de uso de tornozeleira eletrônica, estão relacionadas a uma investigação que apura risco de fuga e intimidação a autoridades, aberta pelo STF em julho. O clima de instabilidade política segue quente na base governista, com desdobramentos no Congresso e manifestações de apoio nas redes sociais.