Na manhã desta sexta-feira (11), um homem apontado como um dos criminosos mais procurados da Bahia foi capturado dentro de uma escola municipal no bairro Vila Praiana, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A Polícia Civil confirmou que ele aparecia no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), recentemente incluído na carta “Valete de Paus”.

Escondido em uma casa próxima, o suspeito tentou escapar ao notar a chegada dos policiais. Fazendo uma fuga audaciosa, pulou muros e acabou invadindo a unidade de ensino, onde foi detido pelos agentes. A Prefeitura de Lauro de Freitas afirmou que o porteiro do colégio foi informado às 5h20 da ação, permitindo o acesso dos policiais para realizar a prisão sem prejudicar as atividades escolares.

O homem é investigado por tráfico de drogas, violência armada e integração em uma organização criminosa que atua no bairro Valéria, em Salvador. Ele é suspeito de participação na emboscada contra policiais federais no dia 15 de setembro de 2023, que resultou na morte do policial Lucas Caribé. Além disso, foi alvo da “Operação Borderline”, realizada em 2022 pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que lutava contra grupos responsáveis por homicídios na capital baiana.

Essa prisão marca um importante avanço no combate ao crime organizado na região, trazendo alívio para os moradores locais e reforçando o trabalho das forças de segurança na Bahia.