O deputado federal Capitão Alden (PL), conhecido pela sua atuação firme na segurança pública da Bahia, não poupou críticas à administração da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, sob o comando do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Segundo Alden, a única medida acertada da atual gestão foi a nomeação do Coronel Sturaro para a Diretoria de Prevenção à Violência, destacando sua experiência e competência técnica.

“A única decisão que apoio na atual gestão da GCM é a nomeação do Coronel Sturaro, uma escolha que referendei por causa da sua experiência, competência técnica e trajetória respeitada. Fora isso, não há nenhuma indicação minha, nem envolvimento com a condução da GCM”, afirmou o parlamentar, que também revelou o clima de descontentamento entre os guardas municipais.

Segundo Alden, mais de 300 agentes estão atuando desarmados e isolados nos postos, sem treinamento obrigatório e em condições precárias de trabalho, colocando em risco não só a segurança pública da capital baiana, mas também a integridade dos próprios servidores. “A falta de valorização e a estrutura insuficiente comprometem seriamente o serviço da GCM”, reforçou.

O deputado não poupou ainda a gestão municipal frente à escalada da violência, apontando Salvador como a capital mais violenta do país. Para Alden, é preciso aprender com exemplos de sucesso, como a cidade de São Paulo, que investe em tecnologia e gestão qualificada, destacando o sistema Smart Sampa, a maior central de monitoramento da América Latina. Sobre sua relação política com o prefeito, Alden foi direto: “Não existe diálogo nem vínculo com a atual gestão.”