O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os resultados finais dos recursos sobre os pedidos de atendimento especializado para o Enem 2025. Os participantes já podem conferir o status na Página do Participante, acessando com a senha do Gov.br.

O atendimento especial é essencial para quem precisa de adaptações, como pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar, quem possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras situações específicas. Já fique ligado: as provas foram marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, mas em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, ocorrerão uma semana depois, em 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso porque a capital paraense será palco da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O exame será dividido em quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, com duração de 5h30, estarão as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia. Já no segundo dia, os candidatos enfrentarão matemática, química, física e biologia.

Para facilitar, o Inep mantém uma página digital cheia de orientações, além de um espaço com as perguntas mais frequentes sobre o exame. Não deixe de acompanhar o seu cartão de confirmação e o local da prova na página oficial.

Lembre-se: o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo base para programas como Sisu, Prouni e Fies, além de permitir que a nota seja usada em universidades portuguesas conveniadas. Também serve para quem busca certificado de ensino médio ou declaração parcial de proficiência para maiores de 18 anos. Fique atento e prepare-se!