Já pensou numa escola onde não existe divisão por turmas, provas ou o ensino tradicional que conhecemos? Essa visão inovadora é a Escola da Ponte, criada há quase 50 anos pelo educador português José Francisco de Almeida Pacheco, que está conquistando o Brasil com um método que vai contra tudo que a gente conhece sobre aprendizado. Nesta segunda-feira (28), o próprio Pacheco chega a Feira de Santana para apresentar seu livro “Por que não há mais escolas como a Escola da Ponte?” e discutir esse modelo revolucionário com estudantes, professores e gestores no Cieac.
Pacheco, que já vive no Brasil há 20 anos, é um nome mundialmente reconhecido na área da educação. Para ele, o problema não está na estrutura das escolas, mas na forma como lidamos com elas. Ele acusa o sistema tradicional de ser “destrutivo” e defende que educação não é só dar aula dentro de sala, e sim integrar comunidade, família, saúde pública e cultura num só projeto. "Escolas são pessoas, não prédios", dispara no Programa Acorda Cidade, onde falou sobre como o método da Escola da Ponte coloca o aluno no centro do processo.
O segredo da Escola da Ponte está na completa ausência de provas e na construção do aprendizado a partir das necessidades e interesses reais de cada criança, que progride em três etapas: iniciação, consolidação e aprofundamento. Pacheco afirma que o modelo tradicional, com planos e avaliações padronizadas, não cabe na educação: “Por que me mandam planejar algo para 15 dias sem saber o que o aluno vai querer aprender?”, questiona. A escola ainda é gerida por uma mãe, sem diretor ou burocracias, e mantém um contrato de autonomia que protege as decisões pedagógicas.
Na palestra marcada para às 14h, aberta ao público e com 200 vagas, Pacheco vai desafiar os presentes a repensar a educação brasileira e revelar por que o país tem os melhores educadores do mundo, mesmo que o sistema teime em ignorá-los. O evento, organizado por educadores locais, é uma oportunidade rara de conhecer um método que desbanca as práticas do passado e aposta numa educação verdadeiramente humana e eficaz.