Em um ataque brutal na tarde desta segunda-feira (14), Kleber Herculano de Jesus, conhecido como Charutinho, foi morto a tiros na Avenida Nóide Cerqueira, próximo ao viaduto da BR-324, em Feira de Santana. O carro em que ele estava foi parado por homens que se passaram por policiais, interrompendo sua volta para casa e disparando contra ele, que não resistiu aos tiros na cabeça.
Kleber, que havia sido preso em Salvador no dia 20 de agosto por participação em uma operação contra uma organização criminosa de lavagem de dinheiro – a Operação El Patron –, havia sido liberado na tarde desta segunda. Ele estava acompanhado pela esposa, advogada, e motorista quando foi surpreendido pelos atiradores que o obrigaram a sair do veículo antes de abrir fogo.
Considerado um dos líderes da facção envolvida em extorsão, agiotagem, jogo do bicho e até ligações com milicianos, Charutinho já tinha histórico extenso de crimes. Segundo investigações, além de ser figura chave da El Patron, ele respondia por homicídios, tráfico e roubos, com acusações anteriores incluindo desvio de cargas do Porto de Aratu, usando até empresas de transporte para esconder as ações.
O crime chocou a cidade e destaca a escalada da violência ligada a facções criminosas na Bahia. A Polícia Civil segue investigando o caso; a reportagem do Acorda Cidade está no local colhendo detalhes sobre a execução e possíveis suspeitos envolvidos nesse episódio que expõe a audácia dos grupos criminosos em simular autoridade para eliminar inimigos.