O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Feira de Santana (Sindesp) comemora um passo decisivo no processo de antecipação dos precatórios do Fundef, com a publicação no Diário Oficial Eletrônico nesta terça-feira (15) da nova data para o Credenciamento Online nº 01-2025-09CD. O edital abre caminho para a habilitação de instituições bancárias interessadas em viabilizar essa operação financeira.
O período para os bancos se credenciarem vai de 25 de julho a 25 de agosto, marcando mais um avanço para garantir, de forma rápida e segura, os valores devidos a cerca de 2.850 professores que atuaram entre 1997 e 2006 na rede pública municipal de ensino. Além dos professores, o município de Feira de Santana também será contemplado com esses recursos, conforme o processo nº 0000112-73.2006.4.01.3304.
A antecipação será realizada por meio de deságio, com a intermediação de instituição autorizada pelo Banco Central, possibilitando pagamento antecipado e diminuindo anos de espera dos servidores da educação por esses direitos financeiros. A medida representa uma vitória construída com mobilização e articulação do Sindesp junto ao Governo Municipal.
O sindicato recorda que o movimento ganhou força a partir de abril de 2024, com a primeira assembleia dos professores e a abertura do diálogo político e jurídico conduzido pela então presidência de Hamilton Ramos. Uma comissão de professores foi criada para seguir o processo de perto, garantindo transparência e pressões constantes por celeridade, reforçando a luta por essa antecipação tão aguardada.