A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Feira de Santana foi inaugurada nesta terça-feira (29), trazendo como tema central os “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), o evento reuniu profissionais, gestores e a população para debater o futuro e o fortalecimento da política pública de assistência social na cidade.

Gerusa Sampaio, secretária da Sedeso, destacou que o principal objetivo da conferência é ouvir as demandas da população, especialmente de grupos muitas vezes esquecidos nas políticas públicas. Antes do evento, foram realizadas 17 pré-conferências nos CRAS, quatro nos distritos e uma na comunidade quilombola, ampliando o diálogo e a participação popular. “Queremos ressignificar e transformar a assistência social para dar voz e autonomia às pessoas, não apenas oferecer assistencialismo”, afirmou.

Um dos grandes desafios apontados pela secretária é empoderar os cidadãos para que reconheçam seu potencial e possam se tornar protagonistas de suas vidas. Durante a conferência, stands com produtos de pequenas empreendedoras e mães atípicas ilustram esse movimento de incentivo à autonomia econômica e social. “Nossa meta é que as pessoas parem de pedir e comecem a produzir, trabalhar e progredir”, reforçou Gerusa.

O evento, que segue até quarta-feira (30), ainda oferece apresentações culturais, como a dos pequenos do CRAS do bairro Baraúnas, e será fundamental para a formulação de novas propostas que orientem políticas públicas futuras para Feira de Santana. “Todas as propostas vão ser cuidadosamente analisadas para garantir o fortalecimento da assistência social na cidade”, concluiu a secretária da Sedeso, convocando a população para participar ativamenteb do processo.