A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa começou nesta quinta-feira (31) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Feira de Santana, e seguirá até amanhã, mobilizando órgãos públicos, representantes da sociedade civil e idosos em um encontro repleto de debates e palestras. Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a iniciativa busca fortalecer as políticas públicas para garantir uma vida mais digna e participativa à população idosa da cidade.

Em conversa exclusiva, a secretária municipal da Mulher, Geruza Sampaio, destacou a importância do evento para promover equidade e respeito aos idosos. “Estamos validando os direitos da pessoa idosa e lutando pela criação de espaços como delegacias especializadas e inclusão no mercado de trabalho. Precisamos garantir que aqueles que tanto contribuíram sejam valorizados dentro de casa e na sociedade”, afirmou. Ela reforçou também os serviços já existentes na cidade, como o Centro de Convivência Zazinha Cerqueira e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que atuam na proteção e valorização dos mais velhos.

O prefeito José Ronaldo evidenciou o peso da conferência para aproximar a gestão pública das demandas dos idosos e anunciou melhorias em espaços culturais para ampliar o convívio entre gerações. “Finalizamos obras no centro cultural da Baraúna e estamos equipando o Maestro Miro para garantir projetos que promovam a integração de jovens e idosos”, revelou, destacando o compromisso com a qualidade de vida dessa parcela da população.

Maria Emília Rodrigues, palestrante do evento e ativista dos direitos da pessoa idosa, chamou a atenção para o urgente desafio do envelhecimento digno no Brasil e em Feira de Santana. “Há um crescimento expressivo da população idosa, mas o país ainda não oferece as condições adequadas para seu atendimento. Muitos vivem abandonados, seja pela família, sociedade ou Estado, e é preciso ampliar o cuidado, a escuta e o respeito”, alertou, conclamando a todos a se engajarem nessa causa.