Feira de Santana acaba de dar um passo histórico na assistência a pessoas com deficiência: foi inaugurada nesta quarta-feira (30) a primeira Oficina Ortopédica do interior da Bahia, uma conquista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Localizada na Rua da Apae, a unidade promete revolucionar o atendimento, produzindo próteses e órteses com tecnologia de ponta, antes inacessível na região.

O papel dessas órteses é fundamental para alinhar articulações em casos como paralisia cerebral, enquanto as próteses atendem pacientes amputados, proporcionando mais autonomia. Deraldo Azevedo, coordenador de prevenção e saúde da Apae, garantiu que a oficina vai cortar pela metade o tempo de espera dos pacientes na produção dos dispositivos, que antes durava meses. “Agora, em apenas 15 dias, fazemos a medição, e em mais 15 entregamos o equipamento, dando início à reabilitação quase imediata”, afirmou.

O diferencial do novo espaço está nas máquinas importadas do Canadá, de última geração e exclusivas para este tipo de serviço. Para isso, a equipe da Apae passou por treinamento para dominar a operação dos equipamentos. A iniciativa foi viabilizada graças à lei de incentivo fiscal do Imposto de Renda por meio do Programa Nacional de Assistência à Saúde (Pronas) do Ministério da Saúde, com patrocínio integral da Nubank e apoio financeiro da cooperativa Sicredi para adequação das instalações, como pisos e parte elétrica.

Além da fabricação, a oficina também vai garantir acompanhamento na reabilitação para que o paciente aprenda a usar corretamente o dispositivo. “É essencial ensinar a manusear a prótese com segurança, preparando para andar e evitar quedas”, explicou a fisioterapeuta Hortência Magalhães, que coordena o serviço. Quem precisar do atendimento pode se cadastrar via Secretaria de Saúde do Estado ou diretamente na Apae para moradores de Feira e região, que inclui 47 municípios. O investimento inicial garante funcionamento por 24 meses, mas a Apae segue em busca de novos patrocinadores para manter o projeto vivo e ampliar seu alcance.