Feira de Santana marca um avanço importante na segurança pública com a inauguração da quinta unidade do SAC integrada a uma delegacia no Complexo Policial do Sobradinho. A parceria entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) promove uma revolução no acolhimento da Polícia Civil, trazendo mais humanidade e privacidade para quem busca a Justiça em momentos delicados.
Flávio Machado, coordenador do SAC, destaca que toda a estrutura da recepção foi repaginada. “Implantamos uma sala de espera organizada com emissão de senhas e guichês individuais fechados, garantindo total discrição ao cidadão que está passando por um momento difícil.” O atendimento inicial, feito por servidores treinados da Saeb, orienta e acolhe o público enquanto o sistema integrado encaminha automaticamente a ocorrência para a delegacia ou delegado responsável, agilizando o processo investigativo.
Para enfrentar críticas quanto a falhas e instabilidade no sistema, a equipe investe em redundância de links e no-breaks para assegurar o funcionamento contínuo. Segundo Machado, problemas pontuais são solucionados rapidamente, e a demanda local do Sobradinho é atendida por quatro guichês, com possibilidade real de ampliação conforme o fluxo. A expectativa é que o reforço policial nas ruas contribua para reduzir o número de casos e agilizar os atendimentos.
Além do Sobradinho, o modelo já está em operação no Complexo Policial George Américo (Geomarfa) e planos ambiciosos miram expandir o projeto para as mais de 400 delegacias em toda a Bahia. “São 28 unidades em obras para serem inauguradas ainda neste ano e no início do próximo. A meta do governador Jerônimo é que todo o estado tenha essa estrutura humanizada ao longo do mandato,” ressalta Machado.