Até o dia 28 de agosto, jovens de Feira de Santana têm a chance única de mergulhar no universo dos games com o Black XP BootCamp, programa gratuito voltado para pessoas negras e indígenas, cis ou trans, entre 17 e 25 anos, estudantes de tecnologia, design e áreas afins. Com 30 bolsas integrais disponíveis e outras com descontos de até 70%, o curso promete não apenas capacitar, mas formar protagonistas do cenário de jogos da Bahia.

O intensivo começa em 2 de setembro e dura 12 semanas, com aulas online e uma semana final presencial na cidade. Ao longo do curso, totalizando 240 horas, os participantes terão acesso a videoaulas, encontros ao vivo e desenvolverão protótipos de jogos, culminando em uma apresentação para uma banca avaliadora e a conquista de uma certificação NFT, que valoriza o portfólio profissional.

Além do aprendizado técnico, o Black XP BootCamp oferecerá prêmios como gift cards para plataformas de games e assinaturas de streaming, além de kits para os três melhores projetos. Sob a campanha “Feira é Código”, o programa ressignifica a figurada "Princesa do Sertão", transformando-a em símbolo de liderança tecnológica negra, com uma estética que mistura afrofuturismo e elementos sertanejos.

O projeto, financiado pelo Governo do Estado da Bahia via Política Nacional Aldir Blanc e coordenado pela Secretaria de Cultura, ainda conta com o apoio institucional de Alura e Fiap. Andressa Borges, líder técnica do Black XP Game Jam, destaca o impacto social e coletivo dessa iniciativa: “Estamos hackeando o sistema com visão de futuro”. Uma oportunidade feita para quem quer transformar o futuro dos games no país.