Um novo capítulo está sendo escrito no aeroporto de Feira de Santana! Na manhã deste sábado (19), o Diário Oficial do município oficializou a Portaria nº 96/2025, que concede licença para ampliar em 300 metros a pista do A.F.S Aeroporto de Feira de Santana S.A. Além disso, melhorias operacionais e ambientais estão aprovadas, sinalizando uma revolução na infraestrutura local. A autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) traz ainda exigências rigorosas, como a implementação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), a elaboração de um Plano de Emergência Aeronáutica (PEAA) e a instalação obrigatória de sistemas contra incêndio, garantindo total segurança para as futuras operações.
Em palavras emocionadas, um dos responsáveis pelo projeto esclareceu o verdadeiro papel da concessão, ressaltando que o "gigante adormecido" finalmente desperta para transformar Feira de Santana. Após vencer etapas como a homologação das cartas geográficas que possibilitam pousos noturnos guiados por instrumentos, a equipe solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) o recapeamento e o alargamento da pista, que hoje tem espessura de 30 cm e poderá alcançar 44 cm — requisito fundamental para receber aeronaves de até 190 lugares e abrir as portas para o mercado de cargas aéreas. A expectativa é de que, em até seis meses, a obra esteja pronta e o terminal se torne referência, atraindo voos para diversas regiões do Brasil e do mundo.
O projeto vai além da pista: a modernização do saguão está no horizonte, ainda que de forma gradual, com aprovação da SEINFRA e ANAC. Um destaque promissor é o convênio com a UNIFAT para formar novos pilotos, ampliando as oportunidades para quem sonha em voar comercialmente. Com cerca de 3 milhões de pessoas na região, boa parte hoje dependente do aeroporto de Salvador, Feira de Santana tem potencial para virar um polo aeroviário, eliminando a necessidade dos passageiros se deslocarem para a capital baiana.
Além de tudo isso, o aeroporto estará preparado para receber voos internacionais, pois a pista, com 1.800 metros, será maior que a do principal aeroporto do Rio de Janeiro, que opera com 1.400 metros. A transformação de Feira de Santana em um centro aéreo de peso está prestes a começar, com anúncios e surpresas que prometem mexer no cenário local.