Feira de Santana está prestes a ganhar sua própria delegacia da Polícia Federal, um passo histórico para a segurança da cidade e toda a região. Atualmente atendida por um simples posto no bairro Ponto Central, a nova unidade faz parte de um plano nacional ambicioso para ampliar a presença da PF. Esta iniciativa foi oficializada pela Portaria MJSP nº 986, publicada no Diário Oficial da União em 28 de julho de 2025 e divulgada pelo deputado Zé Neto (PT) nesta sexta-feira (1).
O parlamentar lembra da longa batalha para essa conquista. “Foi uma luta antiga, da qual nosso mandato participou desde o começo. No governo Lula, contamos com o apoio do ministro Dino e depois do ministro Lewandowski. Também tivemos suporte do governo estadual, do secretário Marcelo Werner, do governador Jerônimo Rodrigues e, claro, do presidente Lula”, destacou Zé Neto, que também destinou emendas parlamentares para equipar a nova delegacia, incluindo veículos para reforçar a operação.
A estrutura da futura delegacia promete reforçar a segurança com seis núcleos especializados e um aparato moderno para enfrentar as demandas da cidade, principal entroncamento rodoviário do país. Além das investigações, o local oferecerá atendimento a estrangeiros, ampliando os serviços da Polícia Federal na região. O fortalecimento não acontece só em Feira de Santana: a PF planeja a criação de 447 novas unidades organizacionais pelo país, com delegacias especiais, núcleos de inteligência e controles diversos.
Além da expansão, a última portaria publicada traz inovações na estrutura de chefias, com cargos comissionados autorizados para núcleos administrativos, operações, inteligência e controle de armas. Feira de Santana, assim, deixa de ser apenas um ponto estratégico no mapa e se transforma em um centro com força total para o combate à criminalidade na Bahia.