Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Feira de Santana surpreendeu ao mobilizar uma verdadeira multidão no estacionamento em frente à prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas, para uma campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. A ação, que durou até as 11h, recebeu participação muito além do esperado, com dezenas de pessoas aproveitando para fazer exames gratuitos e receber orientações essenciais.

Moradores locais, como Raimundo Araújo, do Campo do Gado Novo, não hesitaram em se submeter às avaliações, destacando a qualidade do atendimento. "Fui muito bem tratado, não senti nada e graças a Deus está tudo bem. É melhor prevenir do que remediar", comentou o paciente. Já Jaqueline da Silva, da Gabriela, chamou atenção para a conveniência do evento. "Eu estava precisando, então fizeram a ação no lugar certo e na hora certa", afirmou.

Joce Lima, coordenadora da iniciativa, enfatizou que todos que apresentaram sinais suspeitos foram imediatamente encaminhados para acompanhamento na Santa Casa de Misericórdia, graças a uma parceria que agiliza o atendimento. Ela também alertou para os sinais de alerta que a população deve observar, como feridas que não cicatrizam, rouquidão persistente e gânglios inchados no pescoço, recomendando busca imediata pelo serviço público de saúde.

O médico especialista Bruno Ribeiro, um dos responsáveis pelas avaliações, destacou que a campanha — parte do movimento Julho Verde — é vital para diminuir a mortalidade desses tipos de câncer, muitas vezes silenciosos e devastadores. "Procuramos lesões com mais de 15 dias sem cicatrização e sinais típicos em fumantes, que são os principais fatores de risco. O diagnóstico precoce pode salvar vidas", alertou, reforçando a importância da ação para o combate a uma doença agressiva e muitas vezes letal.