Na manhã desta quinta-feira (10), a Feira da Marechal virou palco de um debate quente e ao vivo, dentro do podcast “Chá com Zé”. A maioria das pessoas presentes — de autoridades municipais a lideranças populares e técnicos — defendeu a ideia de transformar a tradicional rua Marechal em um calçadão exclusivo para pedestres. A proposta foi vista como uma grande oportunidade para impulsionar o comércio local, tornando o centro histórico da cidade mais atrativo e confortável para moradores e visitantes.

O bate-papo foi captado ao vivo, com alto-falantes espalhados pela rua, amplificando cada opinião e garantindo participação popular sem filtros. O secretário municipal de Agricultura esteve entre os que valorizaram a iniciativa, destacando o potencial de valorização do espaço para negócios e lazer.

Essa mobilização teve como ponto de partida a organização do comunicador e ativista Zé das Virgens, em parceria com a Incubadora de Iniciativas Populares e Solidárias, além da Capina, uma organização civil do Rio de Janeiro. Todos celebraram o encerramento de um curso de Contabilidade Popular, focado em beneficiar trabalhadores da economia informal, solidária e familiar. O evento contou ainda com um café da manhã especial e uma série de entrevistas ao podcast para marcar o momento de conquistas desses empreendedores locais.

Na imagem que circula do evento, Zé das Virgens aparece ao lado de Edineide Ribeiro, presidente da Associação dos Feirantes da Marechal, símbolo da união e força desse movimento por mudanças na região.