O sonho da ferrovia que vai conectar Salvador a Feira de Santana está mais próximo da realidade! O Ministério dos Transportes revelou nesta segunda-feira (14) que os estudos de viabilidade do projeto estão quase finalizados, indicando avanços decisivos para a implantação desse novo modal que promete transformar a locomoção entre as duas maiores cidades da Bahia.

Movimentações estratégicas já deram o ritmo ao projeto: em maio, a TIC Bahia Ltda. pediu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a autorização para viabilizar a ferrovia; no mês seguinte, representantes da empresa e o deputado federal Zé Neto (PT-BA) apresentaram a iniciativa ao ministro Renan Filho. O projeto também foi detalhado ao governo estadual em importante reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial, consolidando força política para a obra.

O montante estimado para o investimento é impressionante: R$ 6,8 bilhões serão aplicados em, aproximadamente, 98 quilômetros de ferrovia que deverão cortar pela metade o tempo da viagem, saindo dos atuais 1h11 para apenas 35 minutos. A expectativa é que até 85 mil passageiros utilizem os trens diariamente, circulando a até 160 km/h, enquanto os vagões de carga rodarão a velocidades próximas de 120 km/h.

Após a conclusão dos estudos, agora no estágio final de ajustes, o material será enviado para análise da ANTT antes de abrir espaço para uma audiência pública, onde a população poderá dar sua opinião e contribuir com esse marco para a mobilidade baiana.