O cenário do transporte na Bahia pode mudar radicalmente com o avanço do projeto da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana em apenas 35 minutos. O engenheiro civil Danilo Silva, da TIC Bahia, revelou essa virada após a proposta ser apresentada ao setor industrial na FIEB, no bairro do Stiep, em Salvador.
Após sinal verde da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto agora depende do aval do ministro dos Transportes, Renan Filho, para assinar o contrato de autorização. Enquanto isso, o governo federal finaliza os estudos de viabilidade da obra, dando esperança para que a assinatura aconteça em breve.
Com articulações firmes entre empresários e setores, Danilo Silva destaca que o modal vem ganhando força para sair do papel e modernizar o transporte baiano. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, reforça a viabilidade técnica e econômica do projeto, destacando que agora o foco é superar gargalos regulatórios para destravar a obra.
Com 98 km de trilhos, o trem intercidades vai operar a 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas, oferecendo integração física e tarifária com ônibus metropolitanos e rodoviários. A ferrovia visa transportar até 25 milhões de passageiros, será mista, atendendo tanto pessoas quanto carga, e promete transformar a Bahia em um polo da logística ferroviária. Enquanto isso, o estado também pressiona para destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, crucial para o escoamento de minérios e grãos do interior até o litoral.