Começa nesta segunda-feira (14) o prazo para quem quer garantir uma oportunidade no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 9.

Com 112.168 vagas liberadas para 2024, o programa federal mantém desde 2001 o compromisso de financiar cursos em faculdades privadas aprovadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Deste total, 44.867 são para o segundo semestre e metade delas – 50% – são destinadas ao Fies Social, criado neste ano para apoiar famílias com renda por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759).

Além de ampliar o acesso, o Fies Social possibilita ao estudante o financiamento de até 100% das mensalidades e reserva vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A seleção vai levar em conta as notas do Enem organizadas por ordem decrescente, dando preferência a quem não concluiu o ensino superior e nunca usou o financiamento federal antes.

Importante: candidatos com dívidas em financiamentos anteriores estão fora da disputa. O resultado da chamada única sai em 29 de julho, com os pré-selecionados devendo comprovar suas informações entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for chamado entra automaticamente na lista de espera que será movimentada até 19 de setembro. O MEC alerta para os prazos e procedimentos para não perder a chance de entrar na faculdade financiado este ano.