A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana lançou a mobilização para a 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que acontece de 23 a 28 de setembro na Praça Padre Ovídio — a famosa Praça da Matriz. As inscrições para as escolas da rede municipal estão abertas de 4 a 8 de agosto e devem ser feitas exclusivamente por formulário eletrônico, conforme divulgado no Diário Oficial da cidade nesta sexta-feira (1º).

Com direito a até 40 estudantes por escola inscrita, a participação exige envio de lista com nomes, matrícula, datas de nascimento e autorização dos responsáveis, além de declaração de acompanhamento dos profissionais da unidade escolar. As datas e turnos para visitação serão distribuídos pela ordem de inscrição, e não haverá mudanças posteriores. O resultado sai em 15 de agosto, diretamente no e-mail institucional das escolas cadastras.

O festival reservará espaço para 63 escolas da zona urbana e 16 dos distritos, com vagas limitadas a 30 alunos por unidade. Além da imersão no universo literário, os participantes receberão vales-livro de R$ 50 para estudantes e R$ 80 para professores e especialistas, incluindo aposentados, numa ação para expandir e democratizar o acesso à cultura. Complementando a programação, 21 escolas serão escolhidas para apresentações culturais de até 10 minutos, que envolvem no máximo 15 alunos e refletem projetos desenvolvidos nas escolas.

A Flifs, que cresce como um dos maiores eventos culturais da Bahia, é realizada em parceria da Secretaria de Educação com a Universidade Estadual de Feira de Santana, Arquidiocese, Núcleo Regional de Educação 19 e Prefeitura, coordenada por uma equipe de professoras dedicadas. O festival reafirma o compromisso da educação pública na formação cultural e na promoção da leitura em Feira de Santana.