Com a queda das temperaturas em Feira de Santana, a vontade de encarar o banho diariamente despenca — e isso pode ser até benéfico para a saúde da pele, segundo o dermatologista Leonardo Cesar. Para quem se pergunta se diminuir o banho pode causar problemas, o especialista esclarece: reduzir a frequência é aceitável, desde que o banho não seja abandonado.

Leonardo destaca que no inverno a pele fica mais sensível devido à quebra da barreira cutânea natural. Por isso, o hábito de trocar banhos quentes por mornos e rápidos é a melhor saída. Água muito quente acaba com a oleosidade que protege a pele, aumentando ressecamento e irritação, especialmente comum na estação fria. O banho frio, por sua vez, é sempre o mais indicado.

Outro alerta importante é para a escolha do sabonete, que deve ser hidratante e de preferência à base de óleo para evitar o ressecamento provocado pela combinação da água quente e sabonetes agressivos. O especialista também ressalta o aumento da caspa e irritações no couro cabeludo e barba durante o inverno, que exigem atenção redobrada e, em casos persistentes, consulta dermatológica.

Para cuidar bem da pele nos dias frios, Leonardo ressalta o hábito de hidratar imediatamente após o banho, quando a pele ainda está úmida, potencializando a absorção do creme. Evitar banhos longos e quentes e optar por produtos mais suaves são medidas simples que farão grande diferença no conforto e saúde da pele durante o inverno em Feira de Santana.