Dois imponentes aviões cargueiros militares Boeing C-17 Globemaster III, da Guarda Aérea Nacional de Nova York, já estão a caminho de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, trazendo equipamentos e helicópteros para o aguardado Exercício Tápio 2025, a importante operação bilateral que reúne as Forças Armadas brasileiras e americanas.
Essas poderosas aeronaves, com matrículas 97-0045 e 01-0188, desempenham papel fundamental no transporte de toda a estrutura para as manobras conjuntas que acontecem a cada dois anos, envolvendo avanços em logística, evacuação aeromédica e reconhecimento tático, em cenários que simulam situações de guerra e conflitos irregulares.
Além dos cargueiros C-17, a participação norte-americana é marcada pela presença do Lockheed Martin HC-130J Combat King II, um Hércules modificado para resgates, e o helicóptero Sikorsky HH-60W Jolly Green II, variante do Black Hawk para operações de busca e salvamento. No Brasil, FAB, Exército e Marinha selam a parceria estratégica com treinamentos intensos na Base Aérea de Campo Grande, local das atividades que seguem até 16 de agosto.
O vídeo exclusivo capturado na noite de terça-feira, 29 de julho, mostra um dos C-17 pousando e taxiando na pista sul-mato-grossense, símbolo do crescente entrosamento entre as forças militares que fortalecem a segurança e a defesa do hemisfério. A edição 2025 do Exercício Tápio promete muito mais ação e colaboração entre Brasil e EUA.