No sábado passado, um homem de 39 anos foi preso em São Paulo após investigação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, em parceria com o Núcleo de Inteligência da 1ª Coorpin. Ele é acusado de aplicar golpes de estelionato sentimental em pelo menos cinco estados brasileiros, entre eles a Bahia, onde seu esquema foi descoberto.

Conhecido como ‘Golpe do Amor’, o estelionato sentimental consiste em criar vínculos falsos para enganar e extrair dinheiro das vítimas, geralmente usando perfis falsos e histórias elaboradas. O suspeito mantinha contato por bastante tempo, criando uma persona religiosa, com intenção de casamento e sociedade comercial, atraindo mulheres vulneráveis para contratos e investimentos inexistentes.

Segundo a delegada titular da Deam, Lorena Almeida, o criminoso se destacava pela minuciosa preparação do golpe, que incluía fotos na igreja e demonstrações públicas de afeto para criar confiança. Uma das vítimas chegou a transferir grandes quantias, acreditando entrar em uma sociedade empresarial fictícia, enquanto outra em Aracaju perdeu cerca de 100 mil reais.

Além do estelionato amoroso, o homem também aplicava golpes oferecendo vagas de emprego falsas, principalmente em igrejas, para dar credibilidade ao esquema. A delegada alerta para o cuidado necessário ao tratar novas relações e transferências financeiras, principalmente com pessoas vindas de outras cidades e que se aproveitam da fragilidade emocional das vítimas para enganá-las.