Um homem de 25 anos foi detido em São Paulo acusado de induzir uma adolescente de 15 anos, moradora de Feira de Santana, a se automutilar, tentar suicídio e praticar atos sexuais virtuais sob ameaças. A prisão preventiva, decretada pela Vara do Júri da Comarca de Feira de Santana, foi cumprida pelo DOPE da Polícia Civil paulista após uma investigação da DEAM e da 1ª COORPIN.

A denúncia partiu da mãe da vítima, que descobriu a manipulação do jovem através do aplicativo Discord, onde ele se passava por uma adolescente e mantinha um relacionamento abusivo com a garota. Após ser internada por ingerir medicamentos controlados e cortar a própria pele, conversas nos dispositivos da jovem revelaram o teor grave das ameaças e ordens para ações destrutivas.

As apurações comprovaram que o homem usava perfis falsos para criar laços afetivos, adotando técnicas do chamado grooming: iniciava com discursos acolhedores para ganhar a confiança da vítima e depois aplicava chantagens emocionais, ameaças de abandono e manipulação, deixando a adolescente presa numa dependência psicológica. Atualmente, a jovem, diagnosticada com transtorno de personalidade, segue em tratamento médico.

Durante a operação, a polícia apreendeu computadores, notebook e celular do acusado, que pode ter outras vítimas. A autoridade policial alerta para os perigos do Discord, plataforma inicialmente criada para jogadores que se tornou ambiente para crimes como aliciamento infantil, pedofilia, incentivo à automutilação e até suicídio coletivo. O caso é um alerta para pais e responsáveis sobre os riscos que o mundo virtual representa para os jovens.