O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo que deixa toda a Bahia em estado de atenção até esta segunda-feira (14). As regiões Nordeste, Metropolitana de Salvador, Sul, Centro Norte e Centro Sul baianos estão sob risco de fortes chuvas, que podem causar transtornos sérios em dezenas de municípios, incluindo Salvador, Feira de Santana e Camaçari.
Segundo o Inmet, as precipitações prometem volumes entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm ao dia, acompanhadas de ventos de até 18 km/h. Este cenário aumenta as chances de alagamentos, quedas de galhos, descargas elétricas e até queda no fornecimento de energia elétrica, colocando moradores e autoridades em alerta.
Em nota, o instituto recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade e alerta para o perigo de deslizamentos em áreas de encosta. Em caso de emergência, a população deve imediatamente contatar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
Ao todo, mais de 60 cidades estão sob essa condição de risco, de Alagoinhas a Wenceslau Guimarães, passando por importantes polos urbanos e regiões turísticas. A recomendação é redobrar a atenção e preparar-se para possíveis impactos causados pela instabilidade climática nas próximas horas.