O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou uma verdadeira reviravolta na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). Segundo ele, as recentes trocas na alta cúpula da pasta são uma estratégia decisiva para preservar a imparcialidade e elevar a eficácia nas decisões que impactam o sistema prisional do estado.
"Ou a gente muda de um lugar para outro ou a gente troca as pessoas. É assim, inclusive, nos comandos das polícias. Quando um comandante ou um coronel está há muito tempo naquela posição, há um revezamento para que não haja uma aproximação que atrapalhe a tomada de decisões", explicou Jerônimo durante entrevista ao programa “Boa Noite Bahia”, da Rádio Bahia FM.
Entre os afastados estão Luciano Teixeira Viana, que comandava a Superintendência de Gestão Prisional, substituído por Luiz Cláudio Santos da Silva, diretor da Cadeia Pública de Salvador. Também saiu Alan Vitor da Silva Santos, da Diretoria de Superintendência, dando lugar a Archimedes Benício Leite Neto, ex-diretor do Conjunto Penal de Juazeiro. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (27).
O governador ainda garantiu que a permanência da Força Nacional no extremo-sul da Bahia não foi uma imposição, mas uma decisão apoiada por ele, o secretário da Seap, José Castro, e o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. "Pactuamos isso em Brasília e pedimos reforço pela experiência que eles trazem. Agora, solicitamos prorrogação", revelou Jerônimo, que também prometeu novidades iminentes na área de segurança, sem revelar detalhes.