O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues (PT), não está de passagem—ele instalou o governo em Juazeiro e pretende ficar. Desde o início da semana, ele e todo o secretariado estão despachando diretamente do norte baiano, mostrando que a presença do poder estadual quer ir além de discursos, atuando com investimentos pesados em saúde, segurança pública, agricultura familiar e obras de infraestrutura urbanas.
Em Juazeiro, Jeronimo não perdeu tempo: já lançou a Feira de Saúde do Vale do São Francisco, inaugurou a nova sede do Comando Regional da Polícia Militar e ordenou a construção de uma base em Caratinga. O programa Bahia Sem Fogo, com suas seis bases espalhadas pelo estado, foi outro destaque importante, além da articulação junto a prefeitos para ampliar serviços essenciais como os da Policlínica Regional.
A expectativa para o anúncio presidencial que será feito nesta quinta (17) é grande. O governador adiantou que a chegada do presidente da República trará novidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde, incluindo a possível instalação de uma nova policlínica para desafogar a saúde no Vale do Jacuípe. Para apressar o atendimento no combate às filas, Jeronimo também revelou a autorização para construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juazeiro, solução que promete desafogar o hospital regional lotado.
A intensa agenda do governador não para até o fim de semana: reuniões com empresários locais, entregas de obras importantes como uma avenida pavimentada e iluminada, e visitas a municípios vizinhos para inaugurar pontes e garantir abastecimento de água. Jeronimo é enfático ao destacar que o governo quer escutar diretamente quem conhece o dia a dia da região para promover mudanças de verdade.