Em uma cena que poderia sair de um filme de ação, o juiz do trabalho Danilo Gonçalves Gaspar protagonizou um momento de herói durante uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), em Salvador. Na última terça-feira (5), um advogado que participava da sessão sofreu um engasgo e quase passou mal, mas foi salvo de forma rápida e eficaz pelo próprio magistrado que aplicou a famosa Manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas do profissional.
A audiência estava sendo gravada quando, de repente, o juiz agiu com rapidez e precisão, mesmo admitindo nunca ter feito a técnica na prática antes. “Nunca havia aplicado a manobra, mas sempre busquei aprender primeiros socorros. Antes de ser jurista, sou um cidadão que quer ajudar quem precisa”, revelou Danilo Gonçalves em entrevista. Acredita-se que o advogado tenha engasgado com algum alimento pequeno, como bala ou chiclete, no meio da sessão.
O juiz explicou que não viu exatamente o momento em que o engasgo começou, mas percebeu que o advogado estava em sério desconforto e reagiu prontamente. “Ele já estava com as vias aéreas bastante comprometidas. Apliquei o protocolo de segurança e, graças a Deus, deu certo na hora. Ele se restabeleceu rápido e seguimos com a audiência normalmente. Em 11 anos de magistratura, nunca passei por uma situação dessas”, contou o magistrado.
Embora aquela tenha sido a última audiência da ação, o juiz já demonstra interesse em reencontrar o advogado em outras ocasiões judiciais, agora com uma história para contar que vai além das leis. Um verdadeiro exemplo de como a empatia e a preparação podem fazer a diferença onde menos se espera.